Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

SubTotal (SUBTOTAL)

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > SubTotal (SUBTOTAL)

O que é?

A função SUBTOTAL pode ser utilizada para exibir informações a respeito de um intervalo de células. A grande vantagem é que ela utiliza apenas as células visíveis, descartando as que estão ocultas na planilha.

Como aplicar

=SUBTOTAL(func_num; valores)

São necessários dois parâmetros. O primeiro, func_num, corresponde ao número da função a ser executada. Isso se deve ao fato de que a função SUBTOTAL engloba um total de 11 pequenas funções, a cada qual corresponde um número.

Segue abaixo a relação das funções e seus números de referência.

O parâmetro valores representa o intervalo de células a ser considerado, lembrando que apenas as células visíveis serão consideradas no cálculo.

Exemplo

A tabela abaixo contém as populações de algumas cidades da região sudeste do Brasil. Vamos determinar qual a cidade com maior população dentre as listadas. Para isso, será necessário criar um auto-Filtro.

Antes de filtrarmos a tabela, é necessário inserir uma linha vazia antes do subtotal, pois assim no momento da filtragem as linhas abaixo não serão filtradas, possibilitando a visualização do subtotal e da (soma).

Para criar um auto-filtro, selecione a tabela de dados (incluindo os cabeçalhos), clique no menu Dados, depois em Filtros e ative a opção Auto-filtro.

Também vamos obter o valor da SOMA total de todas as cidades listadas. Para isso, é necessário atribuir o valor 9 ao parâmetro func_num, de acordo com a tabela acima.
O parâmetro valores receberá o valor D3:D19, que representa o intervalo das células que devem ser consideradas.

Observe que a cidade de São Paulo foi apontada como resposta, e que a soma das populações de todas as cidades consideradas é de 25420966 habitantes.

Mas, se considerássemos apenas o estado de Minas Gerais (filtrando os demais estados com o auto-filtro), teremos uma nova resposta.

Conheça uma melhor aplicação desta função!

Pratique