Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Como escolher o tipo certo de gráfico

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Como escolher o tipo certo de gráfico

O que é?

Como explicado no conteúdo sobre Gráficos, o Excel disponibiliza 14 diferentes categorias de gráficos cujo intuito é cobrir grande parte das possibilidades de elaboração de gráficos.

Porém para aqueles usuários que não estão familiarizados com o recurso, muitas vezes poderá surgir a dúvida sobre qual é o melhor tipo de gráfico a ser usado.

Neste caso, não há o melhor tipo de gráfico, mas sim aquele que cumpre a sua função em realçar determinadas características de seu conjunto de informações. Ou seja, para destacar o período temporal existem determinados tipos de gráficos, para comparar percentualmente a participação dos itens sobre o total haverá outros tipos.

Dessa maneira, a escolha do melhor tipo de gráfico dependerá do resultado das variáveis que o usuário pretende exibir e ainda do nível de ênfase que deseja imprimir às categorias de dados destes elementos gráficos.

Exemplo

No exemplo a seguir, iremos mostrar como a mesma seleção de dados pode ser expressa por diferentes representações gráficas. Em nossa seleção de dados temos os números relativos ao consumo de matérias primas de uma determinada indústria durante os anos de 2002 a 2006.

Veja a seguir os diferentes tipos de gráficos que criamos com os mesmos dados:

Gráfico em colunas

Gráficos em colunas empilhadas

Gráfico em barras

Gráfico em linhas

Gráfico em rosca

Gráfico em área

Observe que cada um dos gráficos destacou com maior ou menor ênfase a evolução temporal de consumo de cada matéria, ou o percentual de participação em um total geral, ou ainda fez a comparação do aumento ou do decréscimo entre os itens.

No entanto, algumas vezes, ao selecionar determinados tipos de gráficos, você verá que as categorias de dados não se relacionam com a figura gráfica desejada, resultando em um gráfico difícil de entender.

Para evitar esta situação, você pode fazer a pré-visualização de um tipo de gráfico antes de aplicar o formato de um determinado tipo de gráfico. Para isso, faça o seguinte:

Com essa pré-visualização do gráfico ficará mais fácil de selecionar o melhor tipo para as suas necessidades.

Pratique!