Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Gráficos (introdução)

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Gráficos (introdução)

O que é?

A representação gráfica é uma das melhores maneiras de sintetizar e exibir resultados de um conjunto de informações em uma planilha. Afinal, a exposição de informações em uma figura gráfica é muito mais fácil de visualizar do que uma tabela com várias linhas e colunas, permitindo com mais facilidade a análise de tendências ou de possíveis alterações que tenham ocorrido nos dados observados.

O Excel dispõe dos mais variados tipos de gráficos para atender qualquer possibilidade de ordenamento de informações. Confira abaixo quais são os tipos de gráficos disponíveis no Excel.

Como o acionar o assistente de gráfico

Para acessar os diferentes tipos de gráficos do Excel, existem algumas formas:

Feito isso, teremos carregado a janela do Assistente gráfico, que é a ferramenta que nos ajuda a montar e personalizar os nossos próprios gráficos.

Observe que na aba Tipos padrão estão listados todos os tipos de gráficos disponíveis do Excel. Caso necessite de outras opções além dos modelos-padrão, você pode usar os tipos personalizados de gráficos disponíveis em Tipos personalizados.

Em Tipos padrão, você encontra gráficos nos seguintes formatos:

Ao selecionar cada um dos tipos listados acima, você terá a disposição sub-divisões ou variações da categoria de gráfico em questão. Por exemplo, ao selecionar o gráfico do tipo Pizza, estarão disponíveis mais seis subtipos de gráficos para esta categoria, como figuras em formato 3D, uma pizza destacada entre outros.

Pratique!