Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Somatório em banco de dados (BDSOMA)

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Somatório em banco de dados (BDSOMA)

O que é?

As funções de bancos de dados são pouco conhecidas, porém têm grande utilidade quando trabalhamos com banco de dados. Muitas pessoas resolvem problemas de banco de dados usando Fórmulas matriciais sendo que na maioria das vezes não é a melhor solução, uma vez que as funções Bdados utilizam menos recursos do sistema, deixando a planilha mais leve.

BDSOMA é uma função de banco de dados que soma os valores de uma coluna em uma lista de dados a partir das condições especificadas pelo usuário. Esta função é semelhante a função SOMASE, onde a única diferença é que BDSOMA aceita mais de uma condição.

Sintaxe da função BDSOMA

=BDSOMA(banco_de_dados; campo; critérios)

Onde:

Obs: em critério deve haver os mesmos cabeçalhos utilizados em banco_de_dados, caso contrário a função obterá um erro. Fique atento pois se houver um espaço a mais ou a menos do cabeçalho de banco_de_dados a função não irá funcionar.

No exemplo abaixo queremos a soma dos números da coluna Valor Total, respeitando os seguintes critérios:

Veja que aplicamos a fórmula da seguinte maneira:

Pratique!

Obtemos o resultado 74,5 que corresponde a soma dos valores de venda que obedecem o critério. Veja que o critério foi atendido em: Números de venda (3023 e 3025), possuem Quantidade (>4), e também um Valor unitário (<R$10,00).

Exemplo