Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Tendência

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Tendência

O que é?

Após ajustar um modelo de regressão para um conjunto de dados, podemos prever o valor médio de uma variável dependente de outra. Isto pode ser feito através do uso da função TENDÊNCIA do Excel, que devolve valores em uma tendência linear a partir de um conjunto dado de pontos.

A regressão linear aproxima uma reta y(x) = ?x + c a um conjunto de pontos dados onde há dependência de uma variável em relação a outra. A reta é calculada de forma a minimizar a distância entre seus pontos e os valores observados.

Por exemplo, sabendo-se que há uma relação entre as vendas de uma loja e sua quantidade de clientes em determinado dia, e que esta relação pode seguir um modelo linear, dados obtidos por regressão podem servir para a estimativa das vendas de acordo com a quantidade esperada de clientes em uma data.

A diferença entre as funções TENDÊNCIA e PREVISÃO é que TENDÊNCIA pode ser aplicada em forma matricial, de forma a calcular vários valores simultaneamente.

Sintaxe da função TENDÊNCIA

=TENDÊNCIA(val_conhecidos_y; val_conhecidos_x; novos_x; constante)

Suponha que o gerente de vendas de uma loja quer prever as vendas futuras com base na quantidade de clientes estimados para as próximas semanas. O departamento de vendas praparou uma tabela que relaciona o número de clientes com vendas totais efetuadas pela loja no período de 20 semanas. Observe a planilha:

Neste caso, nossa variável independente (x) é o número de clientes; a variável dependente (y) é o volume de vendas. Note que a tabela do departamento não possui os dados para as semanas 21, 22 e 23. O objetivo do gerente é preparar uma função que estime a tendência das vendas para estas semanas.

Veja abaixo um gráfico dos dados disponíveis. Ele contém os pares (clientes; vendas) da listagem e a reta que melhor representa estes valores:

Ao usar a função TENDÊNCIA, o Excel devolverá o valor de y(x) para o x dado. Note que elaborar um gráfico não é um passo necessário para o uso desta função.

Calcularemos a tendência para a semana 21 na célula H24. Siga os passos abaixo:

Exemplo

Ao preencher os dados do assistente, você deve ter a seguinte fórmula na célula H24:

Repita os passos acima em H25 e H26 para obter os valores estimados para as próximas três semanas:

Pratique!