Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Assinatura de macro

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Assinatura de macro

O que é?

Assinaturas de macro permitem que você se identifique como seu criador. Macros assinadas podem ser executadas sem riscos de segurança, desde que sejam certificadas digitalmente. Você pode criar uma assinatura para se identificar ao fornecer macros em uma planilha para terceiros; tenha em mente, entretanto, que esta assinatura funciona apenas como uma identificação até que seja certificada.

Criando uma assinatura

Para criar uma assinatura, você deve usar a ferramenta de criação de certificado digital fornecida pelo Microsoft Office. Siga os passos abaixo:

Se o arquivo não for encontrado, verifique as pastas de pesquisa: este arquivo está disponível na pasta onde o Microsoft Office está instalado. Caso você tenha certeza de que o arquivo não está instalado, será necessário adicionar este recurso através do programa de instalação do Office.

Ao executar o arquivo, você verá a seguinte janela:

Leia atentamente as instruções. Digite então seu nome no campo disponível e dê OK. Ao fazê-lo, o programa será fechado e uma nova identificação será criada.

Atribuindo assinaturas a um projeto VBA

Para atribuir uma assinatura às suas macros, você deverá estar no editor do Visual Basic (pressione Alt+F11 para abri-lo). Siga os passos abaixo:

Ao fazê-lo, você verá a seguinte janela:

Clique o botão Escolher para selecionar uma assinatura:

A janela acima possui uma lista de todas as assinaturas criadas através da ferramenta de criação de certificado digital ou obtida a partir de uma autoridade de certificação. Ao compartilhar sua planilha com outras pessoas, seu projeto VBA carregará a assinatura escolhida.

Ao abrir uma planilha assinada no nível de segurança médio, a seguinte janela aparecerá:

Note que, como dito anteriormente, uma assinatura não é garantia de que a macro é inofensiva, ou sequer de que seu criador é o exibido.