Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Níveis de segurança

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Níveis de segurança

O que são?

Níveis de segurança permitem que você execute macros apenas de fontes confiáveis. Por se tratar de uma linguagem de programação, eventualmente você pode se deparar com códigos que realizem ações danosas à sua planilha; além disso, a linguagem VBA permite chamadas de APIs do Windows (interfaces de programação, responsáveis por funções como manipulação de arquivos), de forma que nem sempre é uma boa idéia executar macros.

Como regra geral, você deve manter as macros desativadas sempre. Ative-as somente quando sua planilha precisar delas ou quando você tiver confiança absoluta de que o código que ela executa é inofensivo. Você pode, por exemplo, abrir uma planilha com as macros desativadas, verificar seus códigos através do editor do Visual Basic e então reabri-la com as macros ativadas.

Escolhendo um nível de segurança

Para escolher um nível de segurança padrão, siga os passos abaixo:

A janela de configuração de nível de segurança aparecerá:

Observe as opções e decida qual é o nível mais adequado para você. Se você é um usuário ocasional e não precisa de macros, o melhor é usar o nível de segurança alto. Caso contrário, escolha o nível médio para confirmar o uso de macros na abertura de planilhas que as contenham.

No nível de segurança médio, você receberá o seguinte aviso ao abrir uma planilha com macros:

Você poderá então escolher entre habilitar ou não o uso de macros.

Caso a macro seja assinada, a caixa de diálogo acima terá informações sobre o emissor das macros. Isto não é, entretanto, uma garantia de que ela está livre de vírus. Leia o conteúdo sobre assinatura de macros para mais informações.