Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Desvio padrão da população (DESVPADP)

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Desvio padrão da população (DESVPADP)

(Este texto fala sobre o desvio padrão da população. Veja também o texto sobre desvio padrão amostral.)

O que é?

Em estatística, o desvio padrão é uma das medidas mais usadas na análise da dispersão dos valores em uma série de dados. Ele é definido como a raiz quadrada da variância, fornecendo uma medida nas mesmas dimensões dos dados analisados.

Algumas propriedades úteis do desvio padrão:

Como aplicar o desvio padrão

Use a seguinte função:

=DESVPADP(valores)

Onde valores é a lista de valores cujo desvio padrão você deseja obter.

Dica: Se estiver trabalhando com um conjunto de dados que é uma amostra, utilize a função DESVPAD, obtida a partir de um estimador não-viciado da variância.

Calcularemos o desvio padrão dos dados obtidos através do seguinte experimento: em uma vila com vinte casas, mede-se a distância de cada uma delas até a praça central. O desvio padrão obtido através destas medições permite avaliarmos se as casas estão espalhadas por distâncias muito distintas, ou se suas distâncias estão sempre próximas à média observada. Veja a planilha:

Aplique agora a função DESVPADP:

Observe o resultado obtido:

A interpretação do desvio padrão é a seguinte: quanto mais próximo de zero, menos os dados medidos variam em torno da média (27,90 m). Entre outras conclusões, podemos dizer que ao menos 75% das casas da vila estão a menos de 61,02 m do centro.

Pratique!

Exemplo