Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Botão em barra de ferramentas

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Botão em barra de ferramentas

Atribuindo macros a botões na barra de ferramentas

Para facilitar a execução de macros, você pode associá-las a botões nas barras de ferramentas ou em itens de menu. Esta opção deve ser considerada quando uma macro é executada freqüentemente em várias planilhas: embora seja possível atribuir quaisquer macros a botões nas barras de ferramentas, a planilha que contém a macro deve estar disponível no momento em que o botão for pressionado, de forma que a aplicação ideal destes botões ocorre quando a macro em uso está em sua pasta pessoal de macros.

Como criar um novo botão

Para criar um novo botão que executa uma macro, siga os passos abaixo:

A janela de personalização de barras e menus será aberta. Clique na aba Comandos, e selecione a categoria Macros. Observe:

Você pode arrastar o item "Personalizar item de menu" para um menu, ou o botão "Personalizar botão" para qualquer barra de ferramentas:

Ainda com a janela de personalização aberta, clique com o botão direito do mouse no novo botão para exibir uma série de opções:

No menu acima, você pode alterar o nome do botão, sua imagem e atribuir uma macro a ele: selecione o item Atribuir macro para fazê-lo:

Ao confirmar suas alterações, a macro poderá ser executada com um clique no botão criado. Observe uma aplicação da macro "Titulo" do exemplo acima; ela formata a linha selecionada com fundo verde e fonte Verdana em 14 pontos:

Pratique!