Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Objetos, propriedades e métodos

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Objetos, propriedades e métodos

O que são?

Na linguagem de programação VBA, toda manipulação de elementos de uma planilha ou características do Excel segue um modelo de objetos, propriedades e métodos.

Objetos

Em VBA (e em várias outras linguagens de programação), um objeto é uma unidade de dados que representa determinado elemento da sua planilha ou do Excel; em outras palavras, é um objeto (no sentido não-técnico da palavra) que permite uma referência, por exemplo, às células de sua planilha, a um gráfico ou à janela do Excel.

Objetos são os blocos fundamentais da linguagem VBA: os outros elementos do modelo descrito acima são subordinados aos objetos. Observe o bloco de código abaixo, e tente adivinhar o que ele faz:

Range("A1").Value = "Olá!"
Range("A1").Font.Name = "Verdana"
Range("A1").Font.Size = 12

As instruções acima realizam as seguintes ações:

O valor Range("A1") é um objeto: manipulações feitas sobre ele implicam ações realizadas na célula A1. Veja mais alguns exemplos de objetos:

Application.ScreenUpdating = False
ActiveCell.Value = 3.14

O objeto Application se refere ao próprio Excel, e permite o controle de características do próprio aplicativo: você pode usá-lo, por exemplo, para alterar o nome do usuário registrado do Excel ou impedir a atualização da tela durante a execução de uma macro para que o usuário não veja seus passos intermediários. É isto que ocorre na primeira linha do código acima (onde se atribuiu a ScreenUpdating o valor False).

O objeto ActiveCell se refere à célula ativa no momento da execução da macro: no exemplo acima, a célula selecionada receberá o valor 3.14.

Propriedades

Observe novamente um dos exemplos acima:

Range("A1").Value = "Olá!"
Range("A1").Font.Name = "Verdana"
Range("A1").Font.Size = 12

Como dito anteriormente, estas instruções se aplicam ao objeto Range("A1"), ou seja, à célula A1. Elas alteram ou definem propriedades deste objeto. Propriedades são, portanto, características de cada objeto; por exemplo, não existe uma propriedade Value para o objeto Application, mas ela existe para uma célula (objeto Range).

Métodos

Métodos são ações aplicadas a um objeto. Ao contrário das propriedades, que modificam suas características, métodos realizam ações mais amplas. Observe o exemplo abaixo:

ActiveCell.Delete
Application.Quit

No exemplo acima, Delete é um método do objeto ActiveCell: ele apagará a célula ativa. Quit é um método do objeto Application; ele encerra o Excel (se há uma planilha aberta não salva, você poderá fazê-lo antes da conclusão desta ação).

Obtendo uma lista de objetos, propriedades e métodos

O Excel e a linguagem VBA contam com um número grande de classes (definições de objetos), métodos e propriedades. Para facilitar a elaboração de macros, o editor do Visual Basic tem uma ferramenta chama Pesquisador de Objeto, que lista hierarquicamente todos estes elementos.

Para abrir o Pesquisador de Objeto, siga os seguintes passos:

Ao abrir o Pesquisador de Objeto, você verá uma janela como a que segue:

A lista à esquerda exibe todas as classes; ao selecionar um de seus itens, a região à direita exibirá todas as propriedades e métodos disponíveis para um objeto daquele tipo. Na figura acima, foi selecionada a propriedade Height dos objetos da classe Range.

Você também pode exibir as classes, métodos e propriedades subordinadas a determinado objeto diretamente na edição de uma macro. Observe:

Ao digitar o ponto após o nome do objeto em uso, esta lista será exibida automaticamente. Note que métodos são exibidos com o ícone verde.

Pratique!