Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Covariância (COVAR)

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Covariância (COVAR)

O que é?

Em estatística, a covariância é uma medida de como duas variáveis estão relacionadas. Ela é análoga à variância, mas seu valor indica relação entre as duas séries de dados. Para duas variáveis X e Y, a covariância é definida como cov(X, Y) = E((X - ?)(Y - ?)), onde ? = E(X) e ? = E(Y).

Quando analisamos duas séries de dados, a covariância pode ser usada para capturar a dependência de uma em relação à outra. O sinal na covariância indica o tipo de relação que as duas séries de dados possuem: um sinal positivo indica que elas se movem juntas, e um negativo, que se movem em direções opostas. Quanto mais próxima de zero, menor a relação entre as variáveis, e se as variáveis são independentes, a covariância é nula (mas a recíproca não é necessariamente verdadeira).

Como aplicar a função

=COVAR(série_1; série_2)

Onde série_1 e série_2 são as séries de dados cuja covariância se deseja obter. Células vazias ou que contenham texto ou valores lógicos serão ignoradas; contudo, células com valor igual a zero serão incluídas. Série_1 e série_2 devem ter o mesmo número de itens.

Exemplo

No exemplo a seguir, desejamos calcular a covariância de duas séries de dados. Elas resumem as operações de uma loja ao longo de vinte semanas: a primeira variável é o número de clientes na semana, e a segunda, a receita da loja (em milhões de reais). Observe a planilha:

Uma covariância alta indica que há forte relação entre o número de clientes e o volume de vendas da loja. Aplicaremos a função COVAR na célula H25, fornecendo as duas séries de dados como parâmetros:

Veja o resultado da função:

Pratique!