Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Inserindo e retirando recuo

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Inserindo e retirando recuo

O que é?

O recurso recuo nos permite alinhar o texto dentro das células de uma planilha de acordo com o que necessitamos. Este recurso pode ser usado para:

Como inserir e retirar recuo

Para inserir o recuo, siga os passos abaixo:

Aparecerá a janela demonstrada na figura abaixo:

Esta janela disponibiliza algumas opções para aplicarmos ao texto, são elas:

A opção Alinhamento de texto nos permite aplicar o recuo que desejamos ao texto e têm os seguintes itens:

Horizontal: Esquerda(recuo), Centro, Direita(recuo), Preencher, Justificar, Centralizar seleção e Distribuído(recuo). Vejamos figura abaixo:

Vertical: Superior, Centro, Inferior, Justificar e Distribuído. Vejamos figura abaixo:

E além destas opções temos a caixinha do Recuo onde podemos determinar o quanto queremos recuar o texto.

Orientação: Esta opção nos permite mudar a orientação do texto, utilizando a caixa de rolagem para determinar quantos graus ou clicando e arrastando o ponto vermelho como mostra a figura abaixo:

Controle de texto: Esta opção nos permite ajustar o texto as condições de tamanho e espaço da célula, como:

Vejamos a figura abaixo:

Da direita para esquerda: Esta opção nos permite escolher qual a direção que a digitação do texto irá seguir. Temos as opções:

Vale dizer que embora o texto siga uma direção ao ser digitado, será apresentado de forma correta. Vejamos a figura:

Exemplo

Para o exemplo usaremos a planilha mostrada na figura abaixo, que compreende o intervalo de células B1:B5, onde aplicaremos um recuo de 2 espaçamentos.

Sigamos os passos:

Escolhido o recuo de dois espaçamentos clique em OK.

Observe o recuo obtido demonstrado na figura abaixo:

Saiba mais sobre este recurso no texto sobre Alinhamento.

Pratique!