Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

VERDADEIRO e FALSO

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > VERDADEIRO e FALSO

O que são?

VERDADEIRO é uma função que devolve o valor lógico verdadeiro (ou não-falso: para mais informações, leia a dica abaixo); analogamente, FALSO devolve o valor falso. Funções que envolvem lógica geralmente utilizam ou devolvem os valores VERDADEIRO e FALSO para fins de controle de fluxo. Veja alguns exemplos:

Dica: o Excel também avalia como verdadeiro qualquer valor numérico diferente de zero (por exemplo, 1 ou 2). Se você quiser, por exemplo, testar se o valor da célula B1 é um número diferente de zero, pode usar apenas =SE(B1; VERDADEIRO; FALSO).

Como aplicar

Use as funções abaixo:

=VERDADEIRO() ou VERDADEIRO

=FALSO() ou FALSO

As funções VERDADEIRO() e FALSO() são fornecidas primeiramente para manter compatibilidade com outros programas de planilha. Você também pode escrever "verdadeiro" ou "falso" (sem aspas) diretamente nas células e fórmulas para obter estes valores.

O exemplo a seguir é uma listagem de valores lógicos das funções E, OU e NÃO. Use esta tabela para montar testes lógicos sofisticados: você pode combinar estas funções em uma função SE, por exemplo. Veja a tabela abaixo:

As duas primeiras colunas foram preenchidas individualmente, com todas as combinações possíveis de VERDADEIRO e FALSO. Já as colunas à direita contêm o resultado da aplicação das funções de lógica a estes argumentos. Consulte a planilha abaixo para mais informações sobre estas funções.

Pratique!

Exemplo