Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

ÉERRO

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > ÉERRO

O que é?

É uma função de informação, onde ela realiza um teste lógico em um valor ou em uma referência, retornando VERDADEIRO ou FALSO, dependendo do resultado.

Por exemplo, a função retorna o valor lógico VERDADEIRO se realmente houver algum erro na célula que você está analisando; caso contrário, retorna FALSO.

A função ÉERRO é útil para controlar o conteúdo das células, pois você verifica se existe ou não um erro na fórmula. Esta função pode ser combinada com a função SE, que permite localizar erros em fórmulas.

Esta função não considera um erro quando o valor analisado for do tipo #N/D, que significa valor não disponível, retornando o resultado FALSO em sua análise. Atentar a este detalhe é importante quando uma planilha fizer uso intensivo de fórmulas de busca como PROCV e PROCH, ÍNDICE ou mesmo CORRESP, pois estas na maioria das vezes produzem este tipo de erro.

Como aplicar a função

=ÉERRO(valor)

Onde valor é a refêrencia onde a função verifica a existência de erro, retornando VERDADEIRO se o valor for qualquer valor de erro.

Exemplo

Observe na figura abaixo, que aplicamos a função ÉERRO em duas células, onde na primeira o teste é na célula B6, e na segunda na célula B7.

Pratique!