Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Índice

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Índice

O que é?

ÍNDICE é uma função de procura. A grande vantagem desta função em relação a outras funções de procura e referencia como a PROCV e PROCH é que ela não fica limitada a busca em uma só direção na tabela em relação ao valor procurado, ela permite buscar o item em qualquer direção.

Esta função pode apresentar-se de duas formas diferentes:

Ao chamar a função ÍNDICE pelo Assistente de Função você irá escolher de qual das duas formas irá utilizar:

A diferença basicamente entre as duas formas é que na forma MATRIZ você poderá ter somente uma lista de dados e na forma REFERÊNCIA você poderá ter duas ou mais lista de dados separadamente. Neste texto você conhecerá a função ÍNDICE utilizando a forma MATRIZ.

Função ÍNDICE (Forma Matriz)

Veja a sintaxe abaixo:

=ÍNDICE(matriz; núm_linha; núm_coluna)

Caso 1: Se os argumentos núm_linha e núm_coluna forem usados, ÍNDICE retornará o valor contido na célula que estiver no ponto de interseção entre núm_linha e núm_coluna.

Caso 2: Se a matriz contiver apenas uma linha ou coluna, o argumento núm_linha ou núm_coluna correspondente é opcional.

Caso 3: Se a matriz tiver mais de uma linha e mais de uma coluna e apenas núm_linha ou núm_coluna for usado, ÍNDICE retornará uma matriz referente à linha ou coluna inteira da matriz.

Caso 4: Se você definir núm_linha ou núm_coluna como 0 (zero), ÍNDICE retornará a matriz de valores referente à coluna ou linha inteira, respectivamente.

Exemplo

Na planilha abaixo temos uma simples tabela de preços, onde iremos aplicar a função ÍNDICE, utilizando o Caso 1 citado acima, onde iremos trabalhar com interseção entre a linha e coluna informada na planilha.

Siga os passos abaixo para aplicar a função ÍNDICE:

Veja o resultado abaixo:

Pratique!