Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Pesquisa (CORRESP)

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Pesquisa (CORRESP)

O que é?

A função CORRESP localiza um valor e retorna a posição desse valor na lista procurada. A lista pesquisada pela CORRESP deve contem uma linha ou uma coluna somente.

Essa função utilizada sozinha não tem muita utilidade, porém junto a outras funções de procura ela se torna muito útil. Algumas funções até necessitam dela para ganhar agilidade.

Como aplicar a função

Veja a sintaxe abaixo:

=CORRESP(valor_procurado; matriz_procurada; tipo_correspondência)

valor_procurado:  Item pesquisado pela função. Pode ser um número, texto ou valor lógico.

matriz_procurada:  intervalo (somente uma linha ou coluna), onde será feita a pesquisa.

tipo_correspondência:  Informa se a pesquisa deve ser exata ou por aproximação, siga abaixo os tipos possíveis:

Exemplos

Na planilha a seguir a fórmula digitada mostra que na célula B4, o resultado será 2, pois a pesquisa está sendo realizada no intervalo de A1:D1, onde o valor_procurado é 29, mas veja que o tipo_correspondência é 1, uma vez que 29 não está no intervalo procurado, com isso retorna o valor mais próximo menor, que no caso é o número 20, que está na posição 2.

Vamos aplicar a função CORRESP utilizando o assistente de função. Observe na planilha abaixo uma lista de nomes, onde cada nome possuí um número de registro e um suposto telefone. Neste caso utilizaremos a função CORRESP para encontrarmos o Nº de registro a partir de um nome.

Siga os passos abaixo para encontrarmos o Nº do registro do nome digitado, utilizando a função CORRESP:

Veja o resultado abaixo:

Observe que a função localizou o valor_procurado na coluna Nomes, e assim retornou a posição desse valor na lista, repare que o Nº do registro de cada nome é igual a posição deles na lista.

Pratique!