Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Funções de procura (PROCV e PROCH)

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Funções de procura (PROCV e PROCH)

Introdução

O Excel permite fazer pesquisas baseadas em uma determinada lista de dados, usando determinado argumento para retornar um valor correspondente a ele. Sendo que a procura pode ser feita de duas maneiras diferentes: procura vertical (coluna) ou procura horizontal (linha), conheça estas duas funções:

Para você decidir qual das duas funções utilizar, observe na sua planilha como estão distribuídos os valores que poderão ser o resultado da busca: se os valores esiverem em uma coluna utilize a função PROCV, e se os valores estiverem em uma linha utilize a função PROCH.

Sintaxes das funções PROCV E PROCH

Onde:

Sendo que:

Obs: O valor_procurado deve estar na primeira coluna ou na primeira linha do intervalo, caso contrário a pesquisa conterá erro.

O que faz a função PROCV?

Esta função realiza uma pesquisa verticalmente, ou seja ela faz a busca de um determinado argumento usando como critério colunas.

A função PROCV pesquisa um valor da primeira coluna de uma lista de dados especificado por você em valor_procurado. Ela então procura o número de colunas que você determinou em num_coluna e retorna o valor que encontrar lá.

Vamos aplicar a função PROCV na célula B14, onde ela irá avaliar a célula B13, e assim irá procurar este valor na primeira coluna do intervalo B3:E11, e ao encontra-lo irá retornar o valor da coluna 4 (Valor) correspondente a ele.

Exemplo

Para aplicarmos a função PROCV siga os passos abaixo:

Relacione os dados da planilha na janela “Argumentos da função”, veja abaixo:

Observe:

Veja o resultado abaixo:

Pratique!

O que faz a função PROCH?

Esta função realiza uma pesquisa horizontalmente, ou seja ela faz a busca de um determinado argumento usando como critério linhas.

A função PROCH pesquisa um valor da primeira linha de uma lista de dados especificado por você em valor_procurado. Ela então procura o número de linhas que você determinou em num_linha e retorna o valor que encontrar lá.

Exemplo

Vamos aplicar a função PROCH na célula B12, onde ela irá avaliar a célula B11, e assim irá procurar este valor no intervalo B2:F9, e ao encontra-lo irá retornar o valor da linha 8 (Total) correspondente a ele, siga os passos abaixo:

Para aplicarmos a função PROCH siga os passos abaixo:

Observe:

Veja o resultado abaixo:

Pratique!