Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Hoje

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Hoje

O que é?

Pertencente ao conjunto de funções relacionadas a datas, ao usar a função HOJE esta retorna a data atual, sempre que uma pasta de trabalho é aberta ou a célula que contenha a função é recalculada.

O resultado desta função pode ser apresentado de duas maneiras:

É importante ressaltar que estes diferentes formatos para os resultados de datas ocorrem de acordo com o tipo de formatação que você atribuir às células (Geral, Número ou Data).

Como aplicar a função Hoje

Use a seguinte fórmula:

=HOJE()

Ao contrário da maioria das funções do Excel, esta função não requer argumentos, exigindo apenas os parênteses de abertura e fechamento.

No exemplo a seguir, usaremos a função HOJE para calcular o número de dias corridos desde a contratação de funcionários até a data atual. Este cálculo permite saber se o funcionário já tem direito ou não de tirar as férias.

Na coluna Tempo de trabalho devem estar contabilizados o número total de dias trabalhados. Digite na célula D3 a seguinte fórmula: =HOJE()-C3. Copie a mesma fórmula para o restante das linhas abaixo.

Caso os resultados apareçam no formato de Data, basta alterar o formatação das células. Para essa tarefa, siga os seguintes passos:

Finalizado os cálculos, será possível saber quais funcionários estão aptos para tirar as suas férias.

Pratique!

Exemplo