Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Ou

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Ou

O que é?

Diferente da função E, a função OU requer que pelo menos um dos argumentos testados seja verdadeiro para que a expressão lógica devolva o valor VERDADEIRO. Esta função somente devolverá o valor FALSO se todos os argumentos testados forem falsos. Neste caso, os argumentos usados na função OU não são excludentes, ou seja, basta que um dos argumentos seja satisfeito para que a expressão seja considerada verdadeira.

Como aplicar a função OU

Use a seguinte fórmula:

=OU(argumento1; argumento2...)

Onde os argumentos da função são os atributos que deseja testar e que podem assumir valores verdadeiros ou falsos.

No exemplo a seguir, usaremos a função OU para realizar o teste de dois critérios relacionados aos valores disponíveis nas colunas data e estado da planilha abaixo:

Exemplo

Criaremos uma coluna status, onde devem estar os resultados gerados de acordo com o cumprimento de ao menos uma das duas condições a seguir: o estado deve ser diferente de São Paulo ou a data deve ser igual ou posterior a 01/01/2000. Observe:

Para ser considerada verdadeira, basta que a fórmula cumpra uma das duas condições. O resultado somente será considerado falso se ambas as condições não forem satisfeitas.

A fórmula a ser usada em nosso exemplo será =OU(B4 >= "01/01/2000"; C4 <> "SP"). Para aplicá-la, siga os passos abaixo:

Feito isto, você deve aplicar essa fórmula para as demais células da coluna status. Posicione o mouse sobre o canto inferior direito da célula D4 e arraste ao longo do intervalo onde você deseja aplicar a fórmula:

Pratique!

Na coluna status, no caso de qualquer uma das condições ter sido cumprida, o resultado será VERDADEIRO. Somente no caso das duas condições não terem sido cumpridas o resultado será FALSO.