Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

E

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > E

O que é?

Assim como a função SE a função E permite a construção de expressões lógicas. Porém, neste tipo de função necessariamente todos os argumentos dispostos na expressão devem ser atendidos para que a função retorne o valor Verdadeiro; caso a contrário o teste lógico retornará o resultado Falso.

Esta função é bastante útil na criação de planilhas que requeiram mais de uma variável para a atribuição de um determinado valor, como, por exemplo, atrelar a bonificação de um funcionário de acordo com o seu desempenho nas vendas e com a avaliação positiva dos clientes. Neste caso, as duas variáveis necessariamente devem ser atendidas para que a expressão seja válida Para incrementar ainda mais essa função, outra possibilidade de uso, é usá-la em conjunto com a função Se, transformando-a em uma função aninhada.

Como aplicar a função E

Use a seguinte fórmula:

=E(argumento1; argumento2...)

Onde argumentoX são os atributos que deseja testar e que podem assumir valores Verdadeiros ou Falsos.

Exemplo

Usaremos a função E para atribuir o status dos funcionários de acordo com o desempenho em dois testes. Para que o funcionário tenha um desempenho satisfatório é necessário que ele tenha tirado pelo menos a nota 6 em ambos os testes. Observe a planilha abaixo:

Na coluna Status a ser criada devem estar os resultados gerados de acordo com o cumprimento das duas condições que neste caso se refere a uma nota de pelo menos 6 em ambos os testes.

A fórmula a ser usada em nosso exemplo será =E(C4>=6; D4>=6). Para saber como definir os argumentos desta função, siga os passos abaixo:

Na janela Argumentos da função, informe no campo:

Veja que realizamos dois testes, onde as duas notas de cada funcionário devem superar seis para retornar um valor "VERDADEIRO", caso contrário será "FALSO".

Observe que ao lado direito das expressões que inserimos estão dispostos os resultados de cada condição que pode assumir os valores FALSO ou VERDADEIRO. Em nosso exemplo, os resultados das duas condições retornaram um argumento VERDADEIRO e outro FALSO, e como se trata de uma função (E), que requer o cumprimento de ambas para que o resultado seja considerado verdadeiro, o resultado desta fórmula em questão retornará o valor FALSO.

Para concluir a inserção dos argumentos em nossa fórmula E, clique sobre o botão OK.

Feito isso, você deve aplicar essa fórmula para as demais células da coluna Status. Para essa tarefa, posicione o mouse sobre o canto inferior direito da célula E4 e arraste até o local em que deseja aplicar a fórmula.

Pratique!