Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Se

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Se

O que é?

A função SE permite trabalhar com expressões condicionais. Neste tipo de expressão é verificado um teste condicional que pode retornará um determinado valor caso a condição do teste seja atendida ou então um outro valor complemente diferente caso essa mesma condição seja falsa.

Como aplicar a função Se

Use a seguinte fórmula:

=SE(condição; valor_verdadeiro; valor_falso)

Onde condição é a expressão estabelecida que poderá resultar os valores Verdadeiro ou Falso e os argumentos valor_verdadeiro e valor_falso são os resultados da condição.

Exemplo

Usaremos a função condicional SE em uma lista de contas para verificar as datas de vencimento e as datas de seus respectivos pagamentos. Caso haja atraso no pagamento será incluido uma notificação de cobrança. Observe a planilha abaixo:

Na figura acima, existem duas colunas de datas. A primeira correspondente ao vencimento das contas e a segunda referente à data de pagamento das mesmas. Em nosso exemplo, usaremos a função SE para comparar as duas datas. Caso a data do pagamento ultrapassar a data de vencimento será atribuído a esta conta a notificação "Cobrar multa por atraso", caso o pagamento tenha sido realizado antes ou até a data do vencimento, o Status será atribuído como OK.

Para transpor essa informação em uma expressão lógica, usaremos a fórmula: =SE(C4>B4; "Cobrar multa por atraso"; "OK"). Siga os passos abaixo para saber como definir os argumentos desta fórmula.

Na janela Argumentos da função, informe no campos:

A leitura desta equação significa que se o valor da célula C4 (Data de pagamento) for maior (>) do que a célula B4 (Data de Vencimento) será atribuído o Valor_se_verdadeiro, que neste caso será "Cobrar multa por atraso". Caso contrário, será atribuído o Valor_se_falso que neste caso será o "OK".

Para concluir a inserção dos argumentos em nossa fórmula SE, clique sobre o botão OK.

Feito isso, você deve aplicar essa fórmula para as demais células da coluna Status. Para essa tarefa, posicione o mouse sobre o canto inferior direito da célula D4 e arraste até o local em que deseja aplicar a fórmula.

Observe que na coluna Status, os valores dependerão do cumprimento da condição dada, assumindo os resultados se o valor for verdadeiro e se ou valor for falso.

Pratique!