Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Gravação relativa

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Gravação relativa

(Este texto é parte do conteúdo gravação absoluta e relativa.)

Exemplo: gravação relativa

Neste exemplo, usaremos o modo de referência relativa para gravar uma macro que aplica certa formatação a uma célula selecionada. Como a célula em que as ações da macro são realizadas deve ser escolhida pelo usuário, a macro será gravada no modo de referência relativa.

Neste modo, a célula ativa no início da gravação é usada como base, e todas as ações realizadas em outras células são registradas de acordo com suas distâncias relativas à célula ativa. Por exemplo, se no início de uma macro a célula C3 está selecionada e uma ação é realizada em D5, a ação é salva como ocorrendo a duas linhas e uma coluna da célula ativa; caso a macro seja executada posteriormente com a célula A1 selecionada, a ação será realizada em B3, de forma que a distância relativa entre as células será mantida.

Veja a planilha onde a macro será gravada e aplicada:

Saiba como gravar uma macro.

Crie uma nova macro; a barra de ferramentas de gravação de texto surgirá. Marque o botão Referência Relativa; observe a planilha:

Com o modo de referência relativa ativado, formate a célula ativa. Não selecione outra célula, para que a macro seja sempre executada na célula selecionada:

Em seguida, aplique a formatação desejada. Neste exemplo, a célula ativa será pintada de amarelo e hachurada em verde. Veja o resultado da formatação:

Encerre então a gravação. Se gravada corretamente, sua macro deve pintar qualquer célula selecionada de acordo com a formatação definida anteriormente. Observe o resultado:

Pratique!