Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Soma

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Soma

Introdução

No Excel, é possível realizar o somatório de duas ou mais células de diversas maneiras. As principais são:

Soma direta

Para realizar a soma de uma quantidade reduzida de células, digite o sinal de igual (=) e as células desejadas, separadas pelo sinal de adição.

Função SOMA

Para somar grandes intervalos, utilize a função SOMA:

Observe a figura abaixo:

A janela que se abre lista todas as funções do Excel, separadas por categoria:

Isto abrirá o assistente, como na figura abaixo:

Pratique!

Com o assistente aberto, selecione na planilha a região que deseja somar (representada na figura pelo retângulo tracejado). Ao clicar o botão OK, a célula que você escolheu (no exemplo acima, F3) será preenchida com a soma dos valores na região delimitada B3:E3.

Recurso AutoSoma

É possível abreviar os passos anteriores utilizando o recurso de AutoSoma. Para usá-lo:

Isto preencherá automaticamente a primeira célula livre à direita ou abaixo, dependendo da disposição dos dados que se deseja somar:

Pratique!